A estrutura do sistema nervoso

22-06-2009 16:02

  

O SISTEMA NERVOSO

 

O sistema sensorial que monitora e coordena a actividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia acções de um ser humano é vulgarmente tratado de sistema nervoso. Os neurónios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema sensorial de um ser humano, são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio.

 Neurónio

O neurónio pode ser considerado a unidade básica da estrutura do cérebro e do sistema nervoso. A membrana exterior de um neurónio toma a forma de vários ramos extensos chamados dendrites ou dendrites , que recebem sinais eléctricos de outros neurónios , e de uma estrutura a que se chama um axónio que envia sinais eléctricos a outros neurónios . O espaço entre a dendrite de um neurónio e o axónio de outro é o que se chama uma sinapse: os sinais são transportados através das sinapses por uma variedade de substâncias químicas chamadas neurotransmissores . O córtex cerebral é um tecido fino composto essencialmente por uma rede de neurónios densamente interligados tal que nenhum neurónio está a mais do que algumas sinapses de distância de qualquer outro neurónio .

Os neurónios recebem continuamente impulsos nas sinapses das suas dendrites vindos de milhares de outras células. Os impulsos geram ondas de corrente eléctrica excitadora ou inibitória; cada uma num sentido diferente através do corpo da célula até a uma zona chamada a zona de disparo, no começo do axónio . É aí que as correntes atravessam a membrana celular para o espaço extracelular e que a diferença de voltagem que se forma na membrana determina se o neurónio dispara ou não.

 

 

 Existem três tipos de neurónios: sensitivos, motores e conexão. O neurónio sensitivo leva a mensagem do receptor (órgão dos sentidos) até à medula espinal ou ao cérebro. O neurónio motor transmite aos músculos ou glândulas a ordem do cérebro ou da medula. O neurónio de conexão interpreta as informações e elabora respostas.

Não existe relação física entre os neurónios, ocorrendo na transmissão de informação um processo chamado de sinapse, que tem como função transmitir mensagens. A sinapse é uma zona de interacção entre s neurónios, é uma unidade estrutural e funcional que permite que dois neurónios comuniquem. Na sinapse estabelecesse uma comunicação entre um prolongamento do axónio do neurónio, que se designa por ‘pré-sináptico’ ou neurónio emissor, com a membrana ou a dentrite do outro neurónio, que se designa por ‘pós-sinaptico’ ou neurónio receptor. As membranas dos dois neurónios não estão em contacto directo, estão sim separadas por uma fenda que se designa fenda sináptica. A nível das dentrites a enervia nervosa é eléctrica, ao nível da sinapse o impulso nervoso transforma-se em energia química por efeito de moléculas que se designam por neurotransmissores. As mensagens nervosas ocorrem então por processos electroquímicos.

A principal função do neurónio é a transmissão de impulsos nervosos. Quando um neurónio é estimulado, as suas características eléctricas ou químicas alteram-se produzindo uma corrente, corrente esta constituída pelos impulsos nervosos, designada de influxo nervoso.

 Sistema Nervoso Central

 

         O sistema nervoso central é constituído pela espinal medula e pelo encéfalo. A espinal medula encontra-se no interior da coluna vertebral e o encéfalo na caixa craniana. Podemos afirmar que todos os nossos comportamentos são controlados por estas duas grandes estruturas.

Espinal Medula:

A espinal Medula (ou medula espinal) é formada por um tubo cilíndrico (1 cm de diâmetro e 50 cm de comprimento) sendo alojada ao longo da coluna onde se encontra protegida pelas vértebras. O seu interior tem cor cinzenta e o exterior é branco

Tem duas funções:

  • Transmissão de sinais é responsável pela condução de e para o encéfalo.
    Recebe os sinais dos órgãos dos sentidos e dos músculos transmitindo-os ao cérebro. No sentido inverso, o cérebro envia para a medula, através dos axónios, ordens referentes à movimentação de músculos. Assim uma lesão na espinal medula pode causar a incapacidade de controlar o funcionamento das pernas, braços, os intestinos ou a bexiga.)
  • Actividade reflexa - refere-se ao mecanismo que permite uma resposta motora (não consciente) a um estímulo. Tal acontece no caso de um estímulo que provoque a dor em que a resposta é anterior à chegada da informação ao cérebro e consequente tomada de consciência. A esta resposta dá-se o nome de reflexo e caracteriza-se por ser uma resposta rápida, instantânea e automática a um estímulo.

A espinal-medula é ligada ao Encéfalo pelo Bolbo Raquidiano, sendo as comunicações entre a medula, cérebro e cerebelo asseguradas pelo tronco cerebral que estabelece a transmissão de informações através dos pedúnculos (feixes de fibras nervosas). A importância da espinal medula torna-se mais evidente quando ocorre uma lesão provocada por um acidente ou por uma doença, os efeitos podem ir desde uma debilidade nas extremidades no corpo até à paralisia cerebral, à perda dos reflexos e da sensibilidade.  

Cérebro:

 

Cérebro

 Posterior

Bolbo Raquidiano: controla funções relativas ao ritmo cardíaco e respiratório, bem como à circulação sanguínea; estabelece as relações entre a espinal medula e o cérebro;

Cerebelo: desempenha funções relacionadas com a manutenção do equilíbrio corporal e coordenação de movimentos;

Protuberância: tem papel importante no mecanismo do sono;

 

Cérebro Médio

Formação Reticular: contribui para a activação cerebral, intervém no mecanismo do sono, na vigília e na atenção;

 

 

 

Cérebro Anterior

Tálamo: estrutura por onde passam todas as mensagens que vêm e vão de e para o cérebro; coordena as impressões sensoriais e tem um papel importante no sono.

Sistema Límbico: constituído pelo hipocampo (com papel importante na memória) e pela amígdala (que está relacionada com as reacções emocionais e comportamentos agressivos)

Hipotálamo: responsável pela regulação de necessidades básicas e do sistema endócrino, juntamente com a hipófise.

Córtex Cerebral: estrutura responsável pelo processamento da informação mais elaborada e pelas funções superiores dos seres humanos.

 Córtex Cerebral: está dividido em lobos:

  1. Lobo Frontal – coordena as actividades motoras
  2. Lobo Parietal – coordena as sensações relacionadas com a pele
  3. Lobo Occipital – coordena a visão
  4. Lobo Temporal – coordena a audição

   - Cada lobo divide-se em área primária e secundária:

 

Área Primária

Área Secundária

Função

Lesão

Função

Lesão

 

Área Motora

- responsável pelos movimentos do corpo

Paralisia Cortical

- coordena movimentos permitindo realizar tarefas.

Apraxia; Agrafia; Afasia

 

Área Visual

- recebe dados visuais e possibilita a visão

Cegueira Cortical

- integra dados fornecidos pela visão e permite o reconhecimento de obj.

 

Agnosia Visual

 

Área Auditiva

 

- recebe sons elementares e possibilita a audição

 

Surdez Cortical

- interpreta sons recebidos pela audição, permitindo o reconhecimento de músicas, palavras, etc.

Agnosia Auditiva

 

Área Sensorial

- possibilita receber sensações como o tacto, frio, dor, calor, etc.

Anestesia Cortical

- coordena as informações recebidas pela área primária permitindo o reconhecimento do objectos pelo tacto.

Agnosia Sensorial

 

 Hemisfério Esquerdo:

  •          responsável pelo pensamento lógico, pela linguagem verbal e escrita
  •          responsável pelo cálculo e funções simbólicas, lógicas e analíticas

Hemisfério Direito:

  •         responsável pela organização de percepções espaciais
  •         responsável pelo pensamento concreto e formação de imagens

 

Unidade Funcional do Cérebro ou Vicariante

      - o cérebro funciona de modo interactivo e integrado, é um sistema complexo e unitário, cujas componentes, apesar de especializadas em determinadas funções, mantêm relações de interdependência, funcionando de modo integrado. Assim, se uma zona for lesionada, a sua função poderá ser substituída por uma área vizinha.

Nervos Sensoriais: permitem ao cérebro receber as informações vindas da periferia;

 

Nervos Motores: permitem que as mensagens do cérebro e da espinal medula cheguem aos órgãos motores

 Sistema Nervoso Periférico

 Sistema nervoso  Somático:

  •  assegura as relações entre o  S. N. Central e o meio

  Quadro de aplicação da matéria

Divisão Simpática:  mobiliza-se nas situações em que o organismo necessita de mais energia, manifestando-se pela aceleração dos batimentos cardíacos, aumento do nível de glicose no sangue, etc.

 

Divisão Parassimpática: conserva a energia, actuando em situações de calma e relaxamento, e manifesta-se pelo abrandamento do ritmo cardíaco e da respiração, diminuição do nível de glicose no sangue, etc.

 

 Sistema Nervoso Autónomo:

  •  tem como função regular o funcionamento do meio interno do organismo

  

Divisão Simpática:  mobiliza-se nas situações em que o organismo necessita de mais energia, manifestando-se pela aceleração dos batimentos cardíacos, aumento do nível de glicose no sangue, etc.

 

Divisão Parassimpática: conserva a energia, actuando em situações de calma e relaxamento, e manifesta-se pelo abrandamento do ritmo cardíaco e da respiração, diminuição do nível de glicose no sangue, etc.

 

 

Sistema Endócrino

Glândula

Hormona Produzida

Função

Disfunções

Hipófise

- estimulina

- controla o funcionamento das outras glândulas endócrinas; regula o crescimento, a fome, a sede, etc.

Hipofun. – nanismo

Hiperfun. – gigantismo

Tiróide

- tiroxina

- regula o metabolismo do organismo

Hipofun. – aumento de peso, apatia, fadiga permanente;

Hiperfun. – perda de peso, hiperexcitabilidade, etc.

Supra-renais

Adrenalina e noradrenalina

- controlam os recurso do organismo; actua com a divisão simpática do S. N. A.

O seu mau funcionamento compromete as respostas às situações de tensão, medo,...

Gónadas

Estrogénio, progesterona, e testosterona

- regulam o aparecimento dos caracteres sexuais secundários

 

 

Áreas primárias

Funções

Consequências das lesões

Áreas secundárias

Funções

Consequência das lesões

 

 

 

 

 

Área motora primária

 

 

 

 

Responsável pelo movimento do corpo

 

 

 

Paralisia cortical

(da parte correspondente no lado oposto do corpo)

 

 

 

 

 

Área motora secundária

Responsável pela coordenação dos movimentos corporais;

 

 

 

Área da escrita;

 

Área da linguagem articulada (área de Broca).

 

 

Ligada a anterior por fibras nervosas está a área de Wernicke.

Apraxia (o indivíduo não consegue coordenar e seleccionar os movimentos);

 

 

Agrafia;

 

Afasia de Broca (dificuldade em formar palavras, articulação débil);

 

Afasia de Wernicke – a pessoa fala, mas as palavras emitidas não têm sentido e em dificuldade em compreender a linguagem falada pelas outras pessoas

Área somatossensorial

Primária

Recebe as informações que têm origem na pele e nos músculos

Anestesia Cortical

Área somatossensorial secundária

Coordena as mensagens recebidas

Agnosia somatosensorial (incapacidade do indivíduo reconhecer os objectos através do tacto)

Área visual primária

Recebe as mensagens captadas pelos olhos

Cegueira Cortical

Área visual secundária/psicovisual

Coordena os dados recebidos na área visual permitindo o reconhecimento dos objectos

Agnosia visual

 

Área auditiva primária

Recebe os sons elementares

Surdez cortical

Área auditiva secundária/ psicoaudutiva

Identifica e interpreta os sons recebidos na área auditiva

Agnosia auditiva

 

Nervos Sensoriais: permitem ao cérebro receber as informações vindas da periferia;

 

Nervos Motores: permitem que as mensagens do cérebro e da espinal medula cheguem aos órgãos motores

Voltar